Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 21 de junho de 2014

Inverno começa com previsão de chuva e neve em Santa Catarina. Estação mais fria do ano chega ao hemisfério sul às 7h51 deste sábado.

Estação mais fria do ano chega ao hemisfério sul às 7h51 deste sábado.
Massa de ar frio se aproxima do oceano e trouxe geada para Rancho Queimado 

Foto: Guto Kuerten / Agência RBS
Monica Foltran

Preparem os casacos porque o inverno chegou. Bem cedinho, exatamente às 7h51min deste sábado, a estação mais gelada do ano chega ao hemisfério sul. Mas não há porque se apavorar, já que o principal aliado do inverno, o frio, chegou ao Estado ainda em maio com a entrada das primeiras massas de ar polar que seguiram com uma frequência, até agora.

Além da chuva, que estará mais intensa em algumas regiões do Estado, há chance de neve principalmente entre julho e agosto, sendo o período de maior intensidade de frio. Mas segundo o meteorologista da RBS, Leandro Puchalski, não há previsão de que seja um inverno tão rigoroso quanto o do ano passado. 

Em junho temos ondas de frio mais intensas e duradouras do que em maio, como também podem ocorrer bloqueios atmosféricos que favorecem períodos prolongados de calor, com temperaturas entre 25ºC e 30°C os eventuais veranicos.
Nos meses de junho e agosto, massas de ar de origem polar, típicas da estação, com baixa umidade do ar e baixas temperaturas, secas e frias, serão mais frequentes. Durante as ondas de frio intensas e duradouras, são esperadas temperaturas próximas de zero grau, e também negativas, resultando na formação de geada ampla. A neve também é esperada, especialmente em julho e agosto, com maior chance nas áreas altas do Planalto Sul.

A chuva, apesar de não ser característica forte durante o inverno, sendo mais comum na primavera, poderá ser intensa conforme indicam os modelos atmosféricos da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado. A meteorologista Marilene de Lima observa que modelos atmosféricos indicam mais chance de chuva forte no Litoral.

Sobre a chuva, Puchalski observa que já na primeira quinzena de junho tivemos chuvas intensas e em apenas quatro dias choveu o triplo do esperado para o mês inteiro, fazendo com o mês de junho o mais chuvoso entre os meses do Outono.

Temperaturas mais agradáveis a partir de domingo
Pelo menos nos próximos 15 dias não há previsão de novas ondas de frio intenso. Segundo dados da Epagri/Ciram, a partir de domingo o frio dá uma trégua e as temperaturas ficam mais agradáveis. Porém, meteorologistas afirmam que este frio intenso que se adiantou nas cidades catarinenses deve voltar com novos períodos de intensidade durante a estação devido a predominância de períodos prolongados tanto de calor como de frio, como tem ocorrido nas últimas estações.

Puchalski, observa que o sol deverá aparecer neste fim de semana, mas teremos ainda períodos de muitas nuvens, principalmente no Norte e no Vale do Itajaí. No domingo, a umidade vinda do mar deixa o turno da manhã mais nublado do Litoral ao Centro.

— O frio vai seguir durante as noites, mas na maior parte das cidades não tão intenso. Nos pontos altos da Serra ainda temperatura negativa com geada. Durante o turno da tarde, temperaturas mais agradáveis se aproximando dos 20ºC boa parte das cidades — acrescenta.

Sem influência significativa do El Niño
Puchalski chama a atenção para o fenômeno climático chamado de El Niño. Como ele estará em processo de configuração nos próximos três meses, não influencia significativa os meses de junho e julho, se configurando somente no final da estação.

— Há chance de volumes de chuva acima da média em parte do Estado, especialmente no final do inverno. Em relação ao El Niño, a influência será maior é entre primavera e verão — destaca.

Puchalski ainda destaca durante este inverno a presença de ciclones extratropicais, próximo ao litoral, que oferecem perigo às embarcações através de ventos fortes e mar agitado com ressaca, geada e neve, além da presença do ar polar, trazendo frio acentuado com temperaturas negativas, sobretudo na Serra.

— Importante destacar que faz parte do nosso inverno termos períodos de calor, temperaturas na casa dos 30ºC. Isto é comum, só não é quando esta condição predomina por um período muito longo — avalia o meteorologista

DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: