Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 21 de junho de 2014

Na Copa, a ocasião faz o ladrão. Enquanto crimes graves diminuíram, “relaxamento” provocado pelo clima do Mundial fez aumentar pequenos furtos.

Enquanto crimes graves diminuíram, “relaxamento” provocado pelo clima do Mundial fez aumentar pequenos furtos.
Após o empate entre Brasil e México, na terça-feira, dois irmãos jantavam em um restaurante tradicional do bairro Batel, em Curitiba. Relaxados pelo clima de Copa do Mundo, eles nem perceberam que alguém surrupiou um iPhone que haviam deixado sobre a mesa. Enquanto crimes de maior potencial ofensivo – como assaltos à mão armada – diminuíram durante o Mundial de futebol, casos como furtos de aparelhos eletrônicos e de carteiras têm aumentado. São delitos típicos de áreas turísticas ou de locais com grandes aglomerações e que podem ser evitados se os cidadãos mantiverem a vigilância e não descuidarem de procedimentos básicos de segurança.
“As pessoas tendem a relaxar, por estarem fora da rotina e em um clima festivo. Com isso, criam situações das quais os ladrões circunstanciais podem se beneficiar. É um celular sobre a mesa, um portão aberto”, exemplifica o delegado Marcelo Magalhães Pereira, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). “É como o ditado: a ocasião faz o ladrão”, completa.

O Centro Integrado de Co­mando e Controle Regional (CICCR) só vai divulgar um balanço das ocorrências registradas durante a Copa após o término dos jogos. Portanto, não dá dados oficiais. Entretanto, a percepção dos policiais que atuam em unidades especializadas de Curitiba é que o número de crimes graves caiu consideravelmente, principalmente por causa do maior efetivo nas ruas.

No dia do último jogo da seleção brasileira, por exemplo, 18 carros foram levados por bandidos em Curitiba. A média, segundo a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), é de 26 automóveis por dia. No dia seguinte à partida do Brasil, a DFRV recebeu apenas um caso – um pedido de orientação, relacionado ao furto do iPhone, relatado acima. 

Dicas

Segundo as autoridades, alguns cuidados podem ajudar a evitar os chamados “crimes de turistas”. Em bares, restaurantes e baladas, é importante não descuidar dos pertences pessoais. Nada de celulares ou câmeras fotográficas sobre a mesa. Durante a locomoção – a pé ou de ônibus – deve-se manter bolsas e mochilas na frente do corpo e tomar cuidado com carteiras e aparelhos no bolso de trás.

Quem for receber amigos em casa nos dias de jogos não deve deixar o portão destrancado. Se for assistir às partidas em outro local, o ideal é avisar os vizinhos, para que estejam alerta a qualquer movimentação estranha. 

Estuprador agiu na hora da partida

Apesar da redução dos crimes graves, um caso chamou a atenção das autoridades: uma mulher foi estuprada na Cidade Industrial de Curitiba, no dia 12, enquanto o Brasil estreava na Copa, jogando contra a Croácia. A vítima havia saído do trabalho quando foi abordada por um motociclista, que a forçou a montar na garupa. Ela foi levada a um bosque, onde foi violentada.

Junto com um retrato falado, a Polícia Civil divulgou orientações para que “as mulheres evitem andar sozinhas durante o horário do jogo do Brasil, pois as ruas ficam desertas”.

Denúncias

Nesta semana, a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, disse que o Clique 180 – canal criado para receber denúncias de violências contra a mulher – recebeu relatos de dois estupros de turistas estrangeiras. O local dos crimes não foi divulgado. Segundo a ministra, os autores foram um brasileiro e um estrangeiro.

RegistrosCasos envolvendo turistas são de natureza leve

Na madrugada de ontem, um grupo de equatorianos e funcionários de uma boate foi encaminhado à Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), após um “desacerto comercial”. Os turistas reclamavam de que a conta estava superfaturada e, por isso, se recusaram a pagá-la (leia mais nesta página). Casos como esse, no entanto, têm sido raros em Curitiba. A maior parte dos registros feitos por estrangeiros são de natureza leve.
“Há muitos boletins de ocorrência por extravio de documentos, perdas de ingresso e problemas envolvendo reserva em hotéis. São ocorrências diversas, mas de naturezas bem simples”, disse o delegado Luiz Alberto Cartaxo.
Os casos envolvendo turistas do exterior são atendidos exclusivamente pela Demafe. O 3º Distrito Policial (DP), localizado no bairro Mercês, foi designado para acolher os casos envolvendo pessoas de outros estados. Além disso, há uma delegacia instalada no Aeroporto Affonso Pena, em São José dos Pinhais.
Para os turistas, estrangeiros ou não, as dicas da polícia são frequentar a festa oficial – Fun Fest, realizada na Pedreira Paulo Leminski – e locais onde se note presença da polícia; circular pelas ruas preferencialmente em horário comercial; andar em grupos e por vias movimentadas. “E o básico: fique de olho nos pertences pessoais e deixe o passaporte original no hotel. Ande com uma cópia autenticada”, assinalou Cartaxo.
A Fun Fest não tem registrado ocorrências graves. No dia do jogo entre Brasil e México, no entanto, cinco pessoas foram detidas por portarem pequenas porções de drogas.

Gazeta do Povo

Nenhum comentário: