Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 7 de junho de 2015

4º e 5º ANOS atividades de História

4º e 5º ANOS atividades de História










INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


Depois do descobrimento do Brasil, em 1500, nosso país tornou-se colônia de Portugal. Como colônia, tinha de respeitar um trato chamado "pacto colonial", que sempre foi o grande motivo dos conflitos. Esse pacto dizia que a colônia devia obedecer à metrópole em tudo, sem reclamar.
O Brasil era uma espécie de galinha dos ovos de ouro de Portugal, a quem tinha de fornecer riquezas e mais riquezas, mesmo à custa de muito sacrifício. Além disso, não podia fazer nada por conta própria, como leis, escolher governantes ou vender mercadorias para outros países. Não podia tomar nenhum tipo de decisão!


Nessa época, a maioria dos países europeus tinham suas colônias no "Novo Mundo" (a América) e na África. É o que a gente conhece como imperialismo. E todos os países que conquistavam colônias tratavam logo de pôr em prática o tal pacto colonial.


Então, no final do século 18, muitas revoluções começaram a pipocar. Diversas colônias se revoltaram contra o pacto colonial para poder andar com suas próprias pernas. Foi quando aconteceu a independência dos Estados Unidos, e a de muitos países da América Espanhola, como o México. Corriam as ideias da Revolução Francesa pelo mundo, que inspiravam a liberdade.


A Revolução Francesa queria "liberdade, igualdade e fraternidade". Ela foi muito importante porque, pela primeira vez na história, o povo conseguiu derrubar o rei para colocar quem ele escolhesse no governo. E acabou escolhendo um baixinho muito danado chamado Napoleão Bonaparte...




RESUMINDO A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO NOSSO PAÍS!



Em 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro recebeu uma carta da coroa portuguesa exigindo a sua volta imediata para Portugal. O fato de Dom Pedro estar em terras brasileiras era um grande obstáculo para o desejo dos portugueses de recolonizá-la. O clima estava tão tenso que o rei Dom João estava ameaçando enviar tropas para o Brasil caso não houvesse o retorno de dom Pedro para Portugal.
Sob muita pressão – da coroa portuguesa, dos nobres brasileiros e de José Bonifácio seu ministro – dom Pedro em 7 de setembro de 1822 – às margens do Ipiranga – levantou a espada e gritou:
“Independência ou Morte” – tirando o Brasil do domínio português - tornando-se o nosso Primeiro Imperador.



Zunbi dos Palmares


Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver noquilombo.

No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder doquilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695. 

Importância de Zumbi para a História do Brasil
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra aescravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
A IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL/A IMIGRAÇÃO EUROPÉIA/LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS/O CABOCLO DA AMAZÔNIA
1.Leia. Depois responda. 



Desde seus primórdios e ao longo de muito tempo, o Brasil foi colonizado e povoado principalmente por portugueses e seus descendentes. A família real portuguesa chegou ao Brasil em 1808 e, nos anos iniciais do governo de D. João, colocou-se em prática uma política que consistia em uma série de ações que visam favorecer a imigração, ou seja, a entrada de estrangeiros em um país ou região. Assinale a alternativa que dá nome a essa política.a) Política imigrantista
b) Política exterior 

c) Política internacional 

d) Política interna
2. Explique o que foi a Lei Eusébio de Queirós. 

________________________________________________________________________________
3. Na primeira fase da imigração européia estabeleceu-se o sistema de parceria. Explique que sistema é esse. 

________________________________________________________________________________
4. Quando a Amazônia começou a ser explorada numerosas tribos de índios habitavam a região. Para sobreviver, os indígenas caçavam, pescavam e coletavam plantas comestíveis. Ao longo do tempo, com a chegada dos europeus, houve a união de muitos deles gerando mestiços. Que grupo surgiu dessa união?
a) Caboclo 

b) Mameluco 

c) Cafuzo 

d) NDA 


5. Os descendentes dos índios, que vivem na Amazônia, herdaram a sua sabedoria para sobreviver na floresta. Eles são chamados ribeirinho por morarem a beira dos rios.
Qual o nome dado a suas casas?
a) Tucumaré 

b) Tapume 

c) Jacarandá 

d) Palafitas
Como eram construídas essas casas?
_________________________________________________________________________________________________________________________________
O SERTANEJO/ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO/DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

1. O Sertão é uma região de destaque no Nordeste devido, principalmente, aos seus aspectos naturais que são marcados pelo seu clima e pela vegetação que são respectivamente: 


A) Tropical e restinga

B) Tropical úmido e campo

C) Semiárido e caatinga, de matas espinhentas

D) NDA

2. Coloque F para falso e v para verdadeiro.

( ) Dentre as plantas da caatinga destacam-se o mandacaru e o xique-xique.

( ) As temperaturas do Nordeste são acima de 25° e com poucas chuvas.

( ) A origem do sertanejo está ligada ao turismo

( ) Muitos brancos e mestiços iam para o Sertão para praticar o pastoreio.

( ) No Sertão só é possível a prática da pecuária.

Corrija as alternativas falsas.
_______________________________________________________________________

________________________________________________________________________

3. Com o passar do tempo, os sertanejos fixaram-se por toda a região do Sertão,
multiplicando os CURRAIS. Marque a melhor alternativa para definir currais.

A) Locais onde viviam as famílias dos vaqueiros e seus ajudantes.

B) Local onde ficava o gado.

C) Local para guardar material para a prática da lavoura.

D) Depósito de sementes utilizadas na lavoura.

4. Atualmente como vivem os sertanejos e o que torna a sua vida difícil?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________


5. Escreva um pequeno texto falando das características do sertanejo, da sua casa, 
suas dificuldades e etc. Capriche e não esqueça de observar os erros ortográficos.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________ 

6. Marque a as alternativas corretas com relação a administração de alagoas.

( ) O Estado de Alagoas é governado por Cícero Almeida.

( ) Rui Palmeira foi eleito pelo povo para ser o novo prefeito de Maceió.

( ) Alagoas possui 101 municípios.

( ) União dos Palmares é a capital de Alagoas.

( ) Um país é governado pelo presidente, um estado pelo governador e um
município pelo prefeito.

7. Por que no dia 20 de novembro comemora-se O Dia da Consciência Negra? Explique.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/p/historia.html
Postar um comentário