A CARNE DE PORCO ou CARNE SUÍNA é todo tipo de carne obtida a partir do porco doméstico. É fonte de proteínas e rica em vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1 (tiamina), que está relacionada à assimilação dos carboidratos e contribui para o sistema nervoso e neuromuscular, pois participa da transmissão dos impulsos nervosos e atua como bloqueador dos canais de potássio em células nervosas (contraçãomuscular). Possui selênio (antioxidante), zinco (defesa do organismo) e mais ferro (formação dos glóbulos vermelhos) do que a carne de frango.
A carne de porco pode ser encontrada em diversos cortes, o que contribui para diversificar as formas de preparo.
CABEÇA: Parcialmente desossada, pode ser preparada na forma de assado, com recheio ou cozida. É usada pela indústria de alimentos para fazer salsicha e outro frios.
COPA: Geralmente consumida em bifes ou moída.
PALETA: Um pouco dura, mas saborosa. Usada para assados e churrascos.
LOMBO: Carne nobre e saborosa. Assado, grelhado, medalhão, escalope
FILÉ MIGNON: Este corte se presta exatamente às mesmas funções gastronômicas do seu similar bovino; custa, em média, a metade do preço. Seu baixo índice de gordura superficial torna o produto mais atrativo.
COSTELA: Frita ou Assada.
PERNIL: uma das melhores partes do porco. Excelente para assados.
BARRIGA: Usada no preparo de carnes temperadas, embutidos e em conserva.
PERNA DIANTEIRA: com ou sem osso, pode ser usada em assados ou cozidas.
TOUCINHO: Gordura fresca de porco. Muito usado na culinária do interior do Brasil, principalmente na cozinha mineira.
BACON: Toucinho defumado, fatiado ou em partes. De sabor forte e marcante, é muito utilizado para dar gosto a muitos pratos, ou até mesmo envolvendo maravilhosos medalhões de outras carnes.
PÉS, ORELHAS, FOCINHO E RABO: apuram o sabor de determinados pratos, como a feijoada, por exemplo. Normalmente encontra-se já salgados. A geleiaconcentrada feita dos mesmos é extensamente usada para confecção de caldos.
http://nutri-ale.blogspot.com.br/2015/04/carne-suina.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário