Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 8 de maio de 2016

VW Golf GTI nacional: vídeo-avaliação, preço e detalhes

- Comfortline MSI, Highline TSI e o topo de gama GTI, o qual mostraremos em detalhes neste artigo.


VW Golf GTI 2017

A nacionalização do Golf GTI foi, de certa forma, uma surpresa, já que as especulações apontavam que o Golf seria fabricado em São José dos Pinhais apenas nas versões "civis" - Comfortline e Highline - mantendo o GTI como importado, mas a montadora surpreendeu positivamente não só por fabricar o GTI, mas também pelo fato de fazer o nacional melhor que o importado do México.

VW Golf GTI 2017 - Preto

Vídeo - VW Golf GTI Exclusive + Pacote Sport + Teto Solar

O vídeo abaixo traz detalhes de um GTI nacional e mostra o funcionamento do ACC, piloto automático adaptativo.


Golf GTI nacional manteve o conjunto mecânico do importado, ou seja, o motor quatro cilindros 2.0 TSI de 220 cavalos e 35,7 Kgfm de torque, movido exclusivamente com gasolina (os Golf 1.6 MSI e 1.4 TSI são flex), associado com a transmissão automática DSG de 6 marchas banhada a óleo. Entretanto, os números oficiais da VW Brasil apontavam dados de performance inferiores do Golf GTI nacional relativamente aos mexicanos.

VW Golf GTI 2017

A Volkswagen do Brasil declara que o Golf GTI 2016 acelera de 0 a 100 Km/h em 7,2 segundos, mas esse é um dado conservador, já que nos testes realizados ele se mostrou mais rápido. A revista Auto Esporte registrou 6,6 segundos para o 0 a 100 Km/h, apenas um décimo abaixo dos 6,5 s anunciados para o GTI importado (alemão e mexicano). A velocidade máxima informada caiu também de 244 Km/h no importado para 237 km/h no brasileiro. E as reformadas continuam muito rápidas: 60 a 100 Km/h em 3,4 segundos.

VW Golf GTI 2017

E o melhor de tudo é que mesmo com esse nível excepcional de desempenho, o Golf GTI nacional é um carro ainda mais econômico (desde que conduzido de forma civilizada). Segundo o INMETRO, o modelo faz 10,2 Km/l em cidade, e 12,1 Km/l em estrada. Em nosso percurso padrão, 50% cidade, 50% estrada, com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, obtivemos 12,5 Km/h de gasolina.

Pacote Sport

Umas das novidades da versão nacional do Golf GTI foi a introdução do pacote de opcionais Sport, que acrescenta ajuste elétrico de altura do banco do motorista, ajuste elétrico do apoio lombar do banco do motorista, revestimento dos bancos em couro Vienna Black (Preto), gaveta sob o banco do motorista e as rodas de liga leve aro 18" "Austin" com pneus 225/40 R18, montadas em pneus Bridgestone Potenza 225/45 R18.

VW Golf GTI 2017 - interior

Além disso, são mantidos os demais opcionais: Teto Solar panorâmico, pacote Exclusive e Pacote Premium. O modelo das fotos tem o Pacote Exclusive, Teto Solar e o Pacote Sport, que é a configuração que entendemos ser a de melhor custo x benefício dentro da linha Golf.

VW Golf GTI 2017 - interior

Isso porque no Pacote Exclusive, além de itens importantes como FLA - assistente de luz para farol alto; "Front Assist" e "City Emergency Brake" - monitoramento frontal e freio de emergência automático para trânsito; "Kessy" - sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor; "Mode" - Seleção do perfil de condução (Normal / Esporte / Eco / Individual); Faróis bixenônio com luz de condução diurna em LED, regulagem dinâmica de altura e luz de conversão dinâmica; Sistema de conectividade App-Connect; Sistema infotainment "Discover Media" com tela touchscreen de 6,5", sensor de aproximação, Bluetooth e navegação, ele traz o "ACC" - controle automático de distância e velocidade com limitador de velocidade "Speed Limiter" e função "Stop & Go". que mostramos no vídeo.

VW Golf GTI 2017 - interior

Esse piloto automático "inteligente" já pode ser considerado o primeiro passo em direção à condução autônoma, já que permite que o motorista programe uma distância de segurança em relação aos demais carros, e o Golf GTI a mantém automaticamente, acelerando (até a velocidade máxima selecionada, que pode ser no máximo de 160 Km/h) e freando (até a parada total do carro) o carro de forma automática, sem intervenção do motorista.

VW Golf GTI 2017

O aspecto interessante, como ficou demonstrado no vídeo, é a extrema suavidade de funcionamento desse recurso. O ACC freia o GTI até a imobilidade de forma tranquila, progressiva e sem trancos, conferindo muita segurança e conforto. É certo, porém, que nos primeiros usos é normal ficar um pouco apreensivo até confiar no carro freando e acelerando de forma autônoma, sem intervenção do motorista.

VW Golf GTI 2017

Esse recurso traz um conforto muito grande ao motorista tanto em estrada quanto em cidade, pois não é mais necessário ficar desligando o piloto automático a todo momento que entra um carro mais lento à sua frente, já que o radar instalado no para-choque dianteiro detecta a presença de carros mais lentos e ajusta a velocidade o carro para essas situações automaticamente.

VW Golf GTI 2017

Outro recurso muito interessante é o Front Assist com o sistema de frenagem autônoma de emergência. Esse sistema monitora constantemente a dianteira do carro em uso urbano, e aplica automaticamente os freios caso o motorista não o faça, evitando colisões frontais por distração.


Itens de série

Esses recursos adicionais de segurança e conveniência somam-se à extensa lista de itens de série do Golf GTI, que é composta de ar-condicionado digital de duas zonas de climatização, direção com assistência elétrica com desmultiplicação variável, piloto automático, faróis de neblina de LED, lanternas de LED, sistema start-stop (deliga o motor em paradas temporárias).

VW Golf GTI 2017 - painel

Há também sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas com app connect e que permite espelhamento do celular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante multifuncional com seletores de trocas manuais de marchas, sete airbags (frontais, laterais dianteiros, do tipo cortina e para os joelhos do motorista), controle de tração e de estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial


Comportamento dinâmico

O Golf GTI é um carro esportivo e de concepção alemã. E carros alemães são caracterizados por ajuste de suspensão mais firme e posição de dirigir mais baixa. E este Golf GTI não é exceção, adotando um ajuste mais firme que o dos demais modelos da linha Golf, o que o torna um pouco menos confortável em vias irregulares, mas que, por outro lado, o torna um carro tão estável, tão grudado no chão, que parece estar andando sobre trilhos, tornando praticamente impossível para mortais comuns encontrar os limites de aderência deste carro.

VW Golf GTI 2017 - motor 2.0 TSI de 220 cavalos

Apesar desse ajuste esportivo, o Golf GTI é um carro que pode ser usado diariamente sem problema algum, não só por suas dimensões externas - que o tornam prático e desembaraçado no uso urbano, mas com ótimo espaço interno - mas pela suavidade na oferta de potência e torque. Sim, o Golf GTI pode ser brutal quando provocado, pressionando seu corpo ao assento em acelerações, mas sabe ser também dócil, previsível e suave em condução urbana.

VW Golf GTI 2017

Até mesmo as rodas de 18 polegadas montadas em pneus de perfil muito baixo contam com um auxílio eletrônico importante, que é o monitor de pressão dos pneus. Esse tipo de pneu são mais sensíveis a pisos ruins, e com pressão abaixo do recomendando fica ainda pior. Entretanto, sistema de gerenciamento central alerta o motorista quando a pressão está abaixo do recomendável.

VW Golf GTI 2017 -interior - sistema multimídia

O seletor de modo de condução torna essa tarefa ainda mais fácil, já que, em uso urbano tranquilo, pode-se optar pelo modo Normal ou Eco, que deixa o Golf GTI ainda mais suave e dócil, além de mais econômico. Já o modo Sport torna o carro brutal e arisco, com respostas rápidas e vigorosas de acelerador, direção mais firme e o som do motor fica ainda mais pronunciado, enfatizando e incentivando a condução esportiva. Há ainda o modo "Individual", no qual o motorista ajusta o comportamento do carro ao seu gosto.

VW Golf GTI 2017 - ACC - Piloto Automático Adaptativo

A direção com assistência elétrica do Golf GTI é outro destaque. Seu volante de três raios com base achatada proporciona ótima pega, e ela sabe ser leve em baixas velocidades, firme em altas, e transmitir ao motorista exatamente o que está acontecendo na pista. E ainda é uma direção muito ágil graças ao sistema de desmultiplicação variável, que faz com ela ela tenha apenas 2,1 voltas (380º) no volante de batente a batente, contra 2,75 voltas (500º) da convencional. 

VW Golf GTI 2017 - interior

Isso permite que o motorista vira esquinas, faça manobras, contorne curvas fechadas e mude de direção com agilidade incomum, pois a direção é muito rápida nessas situações, e com muita suavidade, já que quando se esterça acima de 60 graus, ela a desmultiplicação cresce. 

VW Golf GTI 2017 - bancos em couro

Outro recurso fundamental é o diferencial XDS+, que é um bloqueio eletrônico do diferencial, que atua em conjunto com o ABS fazendo pequenos acionamentos dos freios das das duas rodas internas nas curvas, permitindo maior estabilidade das externas, aumentando a estabilidade.

VW Golf GTI 2017 - traseira

A até mesmo a sonorização do GTI tem tratamento especial. Em acelerações rápidas, ouve-se um estampido no escapamento a cada troca de marcha, reforçando a aura agressiva. E, no interior, há um sistema que amplifica o ruído grave e abafado do motor 2.0 TSI, e que fica ainda mais intenso no modo de condução "Sport".

Estética

O Golf GTI sabe ser esportivo, mas sem apelações: estão lá as pinças de freio exclusivas no tom vermelho, rodas de liga leve especiais de 18 polegadas, para-choques exclusivos e detalhes em vermelho na grade dianteira, mas ele ainda é um Golf, racional, sóbrio, elegante, com carroceria leve e espaçosa.

VW Golf GTI 2017

E que tem um interior em que a ergonomia é traduzida à perfeição, já que o motorista tem ajustes milimétricos do banco à disposição, assim como o volante com ajuste de altura e de profundidade.

Custo-benefício

O Golf GTI nacional parte de R$ 120 mil reais em termos de preços sugeridos, mas, na prática, há descontos (bônus) de fábrica, fazendo com que o modelo saia mais barato. O modelo das imagens, por exemplo, que tem preço de lista de R$ 146 mil reais, pode ser comprado por menos de R$ 140 mil na concessionária VW V12 Motors de Brasília, telefone (61) 8267-0229: o executivo de vendas Paulo Neves desta autorizada não perde negócio, e vale uma consulta antes de fechar qualquer VW para ver os descontos.

VW Golf GTI 2017

De qualquer forma, mesmo os preços sugeridos do Golf GTI são bastante competitivos. Observe que este Golf GTI Exclusive, com pacote Sport e teto-solar panorâmico, custa R$ 146 mil, trazendo uma série de recursos que não são oferecidos nem como opcionais em modelos da BMW e Mercedes-Benz, com é o caso do piloto automático adaptativo ACC, do Front Assit e a frenagem autônoma de emergência.

VW Golf GTI 2017 - porta-malas

Ademais, mesmo totalmente equipado como o das imagens, o Golf GTI ainda é R$ 20 mil mais barato que o BMW 120i Active Flex mais pelado que exite, que não conta com bancos em couro, vem com rodas de 16 polegadas, ar-condicionado manual e não tem teto-solar. E que adota um motor 2.0 Flex de 184 cavalos, 36 cv a menos que o deste GTI.

VW Golf GTI 2017 - Preto Mystic

Assim, qualquer outro carro a venda no mercado brasileiro com o nível de equipamentos deste Golf GTI tem preço acima de R$ 200 mil reais, evidenciando que o preço do Golf é bastante competitivo.

Conclusão

VW Golf GTI 2017

O Golf da atual geração (7ª) é um dos melhores de todos os tempos, e foi considerado o melhor carro do mundo na época de seu lançamento. E esta versão GTI é também um dos melhores GTI de todos os tempos, sendo um carro com desempenho inigualável, comportamento dinâmico irretocável, prático, agradabilíssimo de ser dirigido, espaçoso e confortável. 

Novo VW Golf GTI Nacional

Nenhum comentário: