Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 27 de julho de 2015

PACIENTES COM DIABETES NÃO ACREDITAM QUE PODEM FICAR CEGOS

Juliana Conte
Resultado de imagem para PACIENTES COM DIABETES NÃO ACREDITAM QUE PODEM FICAR CEGOS
Uma das complicações mais comuns do diabetes mal controlado é a cegueira. Engana-se ainda quem pensa que o problema é restrito a pacientes idosos: muitos adultos em idade ativa acabam perdendo a visão por negligenciarem o controle da doença. Apesar de temerem a cegueira, muitos pacientes com diabetes não acreditam que isso pode, de fato, acontecer com eles. Essa constatação faz parte da pesquisa Time 2 do More, realizada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), que avaliou mil pacientes com a doença e médicos em seis países, incluindo o Brasil. O estudo teve apoio da farmacêutica Novartis.
“Por conta do grande número de diabéticos no Brasil, cerca de 14 milhões, a quantidade de pacientes que podem acabar ficando cegos é bastante elevada. Sem contar aqueles que têm a doença, mas não sabem. Por isso, é de extrema importância que o paciente com diabetes faça exames anuais, como o mapeamento da retina, para poder identificar qualquer alteração inicial, antes dos sintomas aparecerem. Porque quando ele começa a perder a visão, o quadro já se torna irreversível”, adverte André Gomes, presidente da SBRV (Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo).

Entre as complicações oftalmológicas do diabetes, o edema macular diabético é o mais preocupante. O excesso de açúcar no sangue de forma prolongada prejudica os vasos sanguíneos e gera um acúmulo de líquido e de proteínas na região da mácula, o que faz com que a retina inche e a visão se torne bastante prejudicada, borrada. Esse problema acontece em decorrência de outra doença: a retinopatia diabética, lesão dos pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina, consequência do excesso prolongado de açúcar no sangue.

“É preciso sensibilizar o paciente para que ele controle o diabetes desde o início, pois a variação de açúcar no sangue é extremamente prejudicial ao organismo, já que afeta todos os órgãos”, destaca Gomes.

http://drauziovarella.com.br/diabetes/retinopatia-diabetica-atinge-75-dos-pacientes/

Nenhum comentário: