Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 27 de julho de 2015

VAMOS FALAR SOBRE O LUTO?

Resultado de imagem para LUTO?
Juliana Conte

A morte ainda é considerada um grande tabu pela sociedade. Pouco se fala (e se evita falar) sobre o assunto, e na maioria das vezes as pessoas não sabem como lidar com o enlutado.

Resultado de imagem para LUTO?
A fim de abrir espaço para o debate e ajudar as pessoas a passar por essa situação de maneira mais harmoniosa, sete amigas de São Paulo que tiveram grandes perdas resolveram fazer alguma coisa por amigos e desconhecidos que ainda enfrentarão esse processo. Surgia, assim, o projeto “Vamos falar sobre o luto?”.

Na primeira etapa, elas dispuseram num site um espaço em que as pessoas puderam escrever sobre o que estavam sentindo e contar como lidaram com as perdas, as angústias e medos, em quantos caracteres fosse necessário. Para espanto e alegria das organizadoras, após os primeiros minutos em que a plataforma entrou no ar, começaram a chegar respostas dos mais variados lugares. Na verdade, no início elas não acreditaram que alguém pudesse se sentar em frente ao computador e contar sua história pessoal para estranhos.
Ao final dessa primeira etapa, elas colheram depoimentos de mais de 170 pessoas, que falavam de lutos antigos (mais de 30 anos de perda) e recentes e mandavam e-mails longos, com detalhes ricos e sinceros.

Concomitantemente, as organizadoras produziram algumas rodas de conversa, que contaram com a presença de médicos e psicólogos especializados em luto.

Dessa experiência foi feito um mini documentário com os depoimentos, lançado na última quarta-feira, dia 24 de junho, em São Paulo. Na ocasião, também houve uma mesa de conversa com as psicólogas especializadas em luto Adriana Thomaz e Gabriela Casellato e a médica especialista em cuidados paliativos Ana Cláudia Arantes.

O próximo passo do projeto, que visa a quebrar o silêncio e fazer as pessoas falarem sobre suas perdas, é conseguir colocar no ar uma plataforma mais completa que compartilhe experiências, contenha opiniões de especialistas e possa ser um local de reflexões. Para que isso seja possível, elas buscam financiamento coletivo (crowdfunding).

http://drauziovarella.com.br/noticias/vamos-falar-sobre-o-luto/

Nenhum comentário: