Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 20 de setembro de 2015

EXERCÍCIO DIVERSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL -- 01

FONOLOGIA : COPIE TODOS OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO.



1. Assinale a palavra que apresenta o mesmo número de letras e fonemas:

a) importância
b) milhares
c) sequer
d) técnica
e) adolescente

2. Em qual das palavras abaixo a letra x apresenta não um, mas dois fonemas?

a) exemplo
b) complexo
c) próximos
d) executivo
e) luxo

3. Qual palavra possui dois dígrafos?

a) fechar
b) sombra
c) ninharia
d) correndo
e) pêssego

4. Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo.

a) jamais / Deus / luar / daí
b) joias / fluir / jesuíta / fogaréu
c) ódio / saguão / leal / poeira
d) quais / fugiu / caiu / história

5. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:

a) es-pé-ci-e, pa-i-xão

b) vas-sou-ra, E-gíp-cio

c) p-si-co-lo-gi-a, at-mos-fe-ra

d) as-sa-do, tra-nsa-tlân-ti-co

6. GRIFE os dígrafos e CIRCULE os encontros consonantais:

VASSOURA - COMPUTADOR - REPERTÓRIO - ESFERA - DISCIPLINA - ASSUSTADOR - CHALEIRA - QUADRILHA - NINHADA - ASSANHADÍSSIMO

7. Marque D para ditongo, H para hiato e T para tritongo:

a) Romeu ( )

b) poético ( )

c) realizar ( )

d) quais ( )

e) grão ( )

f) experiência ( ) / ( )

8. Classifique a junção das consoantes destacadas em DÍGRAFO ou ENCONTRO CONSONANTAL:

a. passagem

b. prestação

c. arroz

d. crescer

e. alho

f. grafia

9. Indique o número de letras e fonemas:

a. Brasil

b. encanto

c. coqueiro

d. tranquilo

e. erguer

f. aquático

10. Separe as palavras abaixo em colunas, de acordo com as ocorrências fonéticas que surgirem: dígrafo, encontro consonantal, ditongo, hiato, tritongo.

GRAFIA - QUERIDA - VINHO - FALHAR - CAI - CAÍDO - SAGUÃO - REALIZAR - SAÍDA - DÓI - DOÍDO - TEM - PLANETA - CAIXA - CHÃO - BIQUÍNI - RAIZ - ENTÃO - FARÓIS - FÓSFORO - URUGUAI - SUCESSO - DOCERIA - CÉU - GAITA
VERBOS: COPIE TODOS OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO.


11. Leia o trecho da canção “Aquarela” e SUBLINHE todos os verbos encontrados.

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo

Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva

E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel

Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu [...]”



a) Em qual tempo verbal eles estão conjugados?

_____________________________________



b) Agora, reescreva o trecho da canção destacado, acima passando TODOS os verbos para os tempos indicados:



· Pretérito Perfeito

· Pretérito Imperfeito

· Pretérito Mais que Perfeito

· Futuro do Presente

· Futuro do Pretérito



12. “Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida.”

a) Conjugue o verbo destacado nos tempos Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito e Pretérito Mais que Perfeito.

b) Explique – SEM USAR AS PALAVRAS MÁGICAS – as diferenças de sentido que ocorrem com o verbo DESENHAR entre os tempos do pretérito.



13. A partir do fragmento “Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo” , localize os verbos conjugados e faça o que se pede:

a) Mantendo o tempo verbal no Presente, reescreva o fragmento acima, passando os verbos para a 3ª pessoa do plural.

b) Agora, reescreva o fragmento na 1ª pessoa do plural, mas conjugando os verbos no tempo Futuro do Pretérito.

c) Mantendo a 1ª pessoa do plural, passe os verbos para o Futuro do Presente, e explique a diferença de sentido entre os tempos das alternativas B e C.



14. Conjugue os verbos no Modo Indicativo e complete os espaços com o tempo mais adequado a cada sentença.

a) Todos os dias, quando bebê, eu _____________ ( escrever – 1ª pes. sing.) nas paredes da cozinha.

b) Durante a aula de ontem, com tanto sono, Felipe ____________ (dormir- 3ª pes. sing.) até o fim do dia.

c) Meus pais ______________ (chegar- 3ª pes. pl.) cansados do trabalho toda semana.

d) Se fizesse calor no final de semana, minha avó me _________________ (levar – 3ª pes.sing.) à praia.

e) Para a próxima prova de Português, __________________ (estudar – 1ª pes. sing.) muito mais.


ACENTUAÇÃO GRÁFICA - COPIE TODOS OS ITENS!
15. Classifique as palavras abaixo em MONOSSÍLABA, OXÍTONA, PAROXÍTONA E PROPAROXÍTONA. Circule a sílaba tônica:
a. Deus
b. ofício
c. Antártida
d. Goiânia
e. museu
f. mesa
g. giz
h. joia
i. suflê
j. estúpido
k. estupidez
l. influência
m. influencia
n. história
o. historia (verbo)


16. Acentue e justifique a acentuação das palavras, caso haja acento:

a. tambem –

b. incrivel –

c. eter –

d. sequencia –

e. cipo –

f. ultimo –

g. voce –

h. holandes –

i. femur –

j. docil –

k. la –

l. quilometro –

m. portuguesa -

n. Felix -

o. triceps - 

p. Itu - 

q. dolar - 

r. saudavel - 

s. saci -

t. eletron -

u. latex - 

v. biquini - 

w. frequencia - 

x. socio - 

y. vovo -

z. mes - 

Atividade de prática de escrita

FICHA 6 - ELIMINE AS REPETIÇÕES – Os exercícios 17, 18 e 19 deverão ser entregues em bloco pautado.

17. (2,0) Reescreva o trecho abaixo, eliminando ao máximo a repetição do termo em negrito (automóvel):

As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os automóveis para vender os automóveis mais caro. O cliente vai à revendedora de automóveis com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro o automóvel, desiste de comprar o automóvel e as revendedoras de automóveis têm prejuízo.

18. (2,0) No texto a seguir, de Millôr Fernandes, o humorista utilizou intencionalmente a repetição. Reescreva o texto de modo a reduzir o número de ocorrências do vocábulo em destaque.

A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha, depois tornou a colocar a galinha na banca e disse para o vendedor: "Não presta!" Aí, o vendedor olhou para ela e disse: "Também, madame, num exame assim nem a senhora passava".

19. (1,0) Muitos são os processos usados para evitar a repetição de palavras num texto. O mais comum é a substituição por um termo equivalente, de conteúdo geral, conforme mostra o modelo. REESCREVA AS FRASES, COMPLETANDO-AS E EVITANDO REPETIÇÕES:

MODELO: O carro atropelou o cachorro e o motorista não parou para cuidar do animal.

a) Ronaldo vestiu pela primeira vez a camisa do clube espanhol. O __________________ deve embarcar para a Europa no fim do ano.

b) Ontem esteve tensa a situação no Iraque. A população do ________________ recebeu instruções contra um possível ataque americano.

c) Machuquei meu dedo com o martelo. Fui ao médico, pois o _______________________ estava enferrujado.

d) Minha mãe comprou maçãs e cenouras. Fiquei feliz, pois adoro ______________________.

e) O liquidificador e o ferro queimaram. Precisamos renovar nossos _________________________________.

20. (5,0) FICHA 7: REESCREVA O TRECHO ABAIXO EM TERCEIRA PESSOA. ENTREGUE EM BLOCO PAUTADO, A LÁPIS. PENSE SOBRE O FOCO NARRATIVO, PARA DEPOIS DISCUTIRMOS EM SALA.

"Eu queria ter uma memória fotográfica. Melhor que isso, cinematográfica.

Fecho os olhos e começo, forçando as pálpebras cada vez mais forte, como se isso realmente ajudasse a ir mais longe nas lembranças.

Perco-me e não encontro o momento, a cena exata em que nós nos conhecemos.

Coloco a mão na testa e pressiono minha cabeça. Nada. Procuro refúgio na imaginação, com a esperança de que, por ela, quase que por acidente eu me recorde da realidade. Então começo a enxergar vários possíveis modos de como nos conhecemos. Como eu me apresentei? Nome? Sobrenome? Você, como se apresentou? Eu de xadrez ou listras? Você com a sua blusa verde, de saia ou jeans? Na dúvida imagino de todos os modos em diferentes situações. Nenhuma se faz muito familiar.

Consigo chegar perto. Lembro da gente discutindo, indo pra uma festa, sobre qualquer coisa. Lembro de parte de uma pergunta. Lembro de uma piada. E lembro do desconforto em responder, de um riso amarelo e uma resposta meio engraçada/evasiva, o que se tornaria uma constante da minha parte.

Mas não é esse o instante exato. Já nos conhecíamos de alguma forma, afinal estávamos conversando. Talvez minutos antes, até segundos. Não consigo lembrar. É tudo o que eu queria. Que som tinha no ambiente, que cheiro, que cores? Quem tomou a iniciativa? Fomos apresentados? Eu só queria esse instante. Não consigo (...)."

http://semjeito.wordpress.com/2009/07/07/um-conto-sem-titulo/

GÊNERO E NÚMERO DOS SUBSTANTIVOS
21. Passe as frases para o plural:
a. O cidadão que come muito pão pode ter muito gás.
b. O alemão adquiriu fuzil transportado no ônibus.
c. Fóssil foi achado por cão em túnel.
d. O chapéu caiu por um degrau, diante do camponês.
Faça anotação pessoal sobre o plural de CHAPÉU.
22. Dê o feminino de:
a. genro
b. espião
c. réu
d. padrasto
e. elefante
f. herói
g. poeta
h. profeta
i. cavalheiro
j. cavaleiro
23. Informe o gênero dos substantivos, antepondo artigos o ou a:
a. eclipse
b. guaraná
c. dó
d. cal
e. alface
f. grama (peso)
g. derme
h. ídolo
i. mascote
j. musse
24. Dê o significado dos substantivos:
a. a cabeça / o cabeça
b. o rádio / a rádio
c. o moral / a moral
d. o capital / a capital
e. o estepe / a estepe
25. Classifique os substantivos quanto ao gênero:
a. gata
b. elefanta
c. indivíduo
d. colega
e. vítima
f. jovem
g. capivara
h. girafa
i. jornalista
j. testemunha
k. espião


26. Analise o pensamento abaixo e:

a. Interprete-o.

b. Explique o significado de "velho amigo".

c. Inverta a expressão acima (amigo velho). Haveria mudança de significado? Qual?

27. Reescreva as frases, substituindo os termos grifados por substantivos equivalentes (sinônimos):
a. A música incomodava o garoto durante a apresentação da banda.
b. O carro de som atrapalhou o pai, a mãe e a irmã do estudante.
c. Vereadores se reuniram para discutir a importante questão.
d. A população do Brasil reclamou do alto preço da gasolina. 
e. Aquela casa era muito chique: possuía muitos quartos e empregados.

28. Transforme os verbos em substantivos e em seguida crie uma frase para cada item:
a. amar -
b. sossegar -
c. apaixonar - 
d. emprestar -
e. sonhar - 
f. desprezar -
g. analisar - 
h. copiar - 
i. lembrar - 
j. prejudicar 
k. compreender - 
l. surpreender - 

29. Explique o efeito de sentido dos substantivos aumentativos e diminutivos abaixo:
a. É um sujeitinho!
b. É um mulherão!
c. Não passa de um bebezão!
d. É um timaço!
e. Não se envolva com gentinha!

30. Crie duas frases com a mesma palavra: uma, como verbo; outra, como substantivo.
a. reza
b. desprezo
c. desejo
d. começo
e. conquista
f. sonho
g. trabalho
h. choro
i. espera
j. debate

31. ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 1° TRIMESTRE - pdf (298549)

32. Crie frases em que as palavras abaixo sofram o processo substantivação:
a. jantar
b. olhar
c. azul
d. não
e. jovem
f. covardes
g. sábio
h. falar
i. dois
j. verde

33. PRODUÇÃO - FICHA 10: ESCREVA AS RESPOSTAS NO BLOCO PAUTADO.
Leia as duas primeiras charges e a tirinha final. Para cada uma,
A. DESCREVA E EXPLIQUE O SENTIDO;
B. ELABORE UM COMENTÁRIO QUE EVIDENCIE SUA OPINIÃO.
Nessa charge, é interessante fazer leitura dos vários elementos: Kátia Abreu (atual ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento); o museu, o marcador temporal, a reação do neto e a ironia.

Nessa charge, é importante avaliar quem são a "mãe" e o "filho", onde estão, além do sentido irônico.

Aqui nessa tirinha, avaliar a atitude de Mafalda, a de Susanita e quem elas representam.



NOVAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO:
A. ELE TEM (sing.) / ELES TÊM (pl.) - verbo TER
ELE VEM (sing.) / ELES VÊM (pl.) - verbO vir

34. REESCREVA AS FRASES, PASSANDO-AS PARA O PLURAL:


a. No verão, as andorinhas vem me deixar alegre.

c. Elas tem muita paciência e vem aqui acalmar os alunos.

d. Minhas tias sempre vem aos sábados aqui.

e. Os alunos do 6º ano vem fazendo poemas excelentes!

f. Os brasileiros tem hospitalidade com os estrangeiros, mas tenho amigos que não notam isso.

g. Muitos torcedores tem as camisas verdes e amarelas de outras Copas.


B. I/U TÔNICOS DE HIATO: quando i e u formarem hiato com a vogal da sílaba anterior e ficarem sozinhos na separação, haverá acento.
Ex.: SA-Ú-DE; SA-Í-DA

C. DEIXÁ-LA; RECEBÊ-LO; COMPÔ-LO = acentuam-se, pois são oxítonas terminadas em A, E, O.
Mas atenção: DIVIDI-LO.

35. ACENTUE, SE NECESSÁRIO, E JUSTIFIQUE:

a. faisca: 

b. viuva: 

c. Grajau: 

d. aguenta-lo: 

e. distrai-lo: 

f. recebe-la: 

g. compo-lo:

h. bau: 

i. dividi-la:



36. Complete as frases com uma locução adjetiva coerente:

a. Gostava do perfume _______________________________ daquele parque.

b. Tomou banho ______________________________ naquele dia especial.

c. A coleira ____________________________ se soltou, na caminhada.

d. A fuga _______________________________ assustou a população.

e. A cadeira _______________________________ escorregou sala afora.



37. Copie as frases em seu caderno e grife somente as locuções adjetivas:

a. O barquinho de papel deslizou pela água do mar e foi bater de frente com o navio.

b. Gosto de pastel, mas sei que fritura de alimentos faz mal.

c. A vida de Ana é mais tranquila.

d. A peça de teatro foi encenada pelo amigo do meu primo, que ensaia de tarde.

e. Não saia da escola sem um aviso de seus pais.



38. Na tirinha abaixo, identifique a locução adjetiva. Justifique.



39. Leia a imagem abaixo e avalie se o termo DE VIDA corresponde a uma locução adjetiva. Justifique.



40. Pesquise os adjetivos pátrios relativos a quem nasce em:

a. São Paulo (cidade);

b. São Paulo (estado);

c. Rio de Janeiro (cidade);

d. Rio de Janeiro (estado);

e. São Caetano do Sul;

f. Salvador (Bahia);

g. Curitiba

h. Pará;

i. Peru;

j. Quênia;

k. Suécia;

l. Egito;

m. Áustria;

n. Londres;

o. Marrocos.
ATENÇÃO: os substantivos próprios sempre são escritos com maiúsculas. Mas os adjetivos SEMPRE serão escritos com minúsculas!
41. FICHA 11: SEGMENTAÇÃO DE PARÁGRAFOS 
HISTÓRIAS DE FANTASMA

Autor desconhecido

“mano tá dormindo?” – perguntou o irmãozinho preocupado o irmão mais velho quase dormindo resolveu permanecer em silêncio a ver se o outro esquecia o chamado e o deixava dormir mas crianças não desistem muito facilmente por isso que, uns segundos depois, a pergunta se repetiu: “hein mano? tá dormindo?” “não tô acordado que é que foi peste?” “existe fantasma?” – o menor perguntou, ignorando a provocação o mais velho deu uma risada que espantou de vez o seu sono e falou: “não mano não existe por que essa pergunta?” o pequeno começou a chorar baixinho parecendo envergonhado de fazer isso ao lado do irmão “é que na escola”, - disse ele em meio às lágrimas – “os caras da primeira série ficaram falando que fantasma existe que aparece de noite e leva a gente embora um deles até falou que conhecia um guri que foi levado por fantasma.” “bobagem falam só pra assustar sabem que vocês são bobos.” “não!” – o pequeno reagiu indignado. - “eles falam sério que existe mesmo! e que de noite eles chegam e ficam aparecendo e desaparecendo até pegar a gente igual ali ó!” – disse apontando para a parede com os clarões dos raios de lua. “nada a ver isso é a árvore do pátio.” – tranquilizou o mais velho. – e agora dorme eu fico acordado até tu dormir.” “promete?” “prometo.” e o mais novo conseguiu dormir finalmente tranquilo amparado na força invencível do irmão mas o mais velho varou a madrugada de olhos abertos: primeiro porque o pequeno demorara a dormir; depois porque o pátio da casa não tinha árvores e aquelas sombras na parede não paravam nunca de se mexer.




FATO E OPINIÃO

42. Há, abaixo, manchetes de jornal e títulos de artigos de opinião. Copie-os em seu caderno e, em seguida, indique se constituem fato ou opinião. Quando houver opinião, grife a palavra ou expressão que a represente.

1. “Cielo conquista ouro nos 50 m livre; Fratus termina em quinto”

2. “Relatório do 447 aponta erro de piloto, diz jornal”

3. “Dólar fecha a R$ 1,54, a menor taxa em 12 anos”

4. “Corrida de Duplas se consolida e vira grande evento para abrir temporada da Stock Car”

5. “Mais um gênio que nos deixa”

6. “A geração dos individualistas”

7. “O perigo nas redes sociais”

8. “Redes sociais: usando bem, que mal tem?”

9. “O uso das drogas na adolescência: um destruidor de lares”

10. “Uso regular de maconha diminui o tamanho do cérebro, diz pesquisa”

11. “Rede social infantil chega ao Brasil”

12. “Violência só gera mais violência”

13. “A importância do cuidado com a alimentação”



43. O trecho abaixo constitui um artigo de opinião, publicado no Jornal Correio Brasiliense. Leia-o e, em seu caderno:

a. Transcreva dois trechos que representem fatos;

b. Transcreva dois trechos que apresentem opiniões. Em seguida, explique por que são opiniões.
c. FICHA 12: Após discutirmos sobre o assunto do último parágrafo do trecho, escreva, em bloco pautado, um parágrafo que expresse SUA OPINIÃO sobre ele. Para isso, dê exemplos que o ajudem a desenvolver suas ideias.

Os reflexos da perseguição digital

Com o uso crescente das tecnologias, aumenta na mesma proporção o número de indivíduos cada vez mais “conectados”.

Um dos reflexos dessa inclusão digital em nosso país é a grande participação dos brasileiros nas redes sociais. Pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online constatou que as redes sociais congregam cerca de 29 milhões de brasileiros por mês, e que para a cada quatro minutos na rede, os brasileiros dedicam um a atualizar seu perfil e bisbilhotar os amigos.

Mas qual será o impacto da utilização exacerbada da Internet para o contato social?

Temos que ter em mente que os sites de relacionamento, assim como qualquer outra tecnologia, são neutros, e seu uso pode ser positivo. Tudo depende da maneira como são utilizados.

Robert Weiss, sociólogo americano, afirma que existem dois tipos de solidão: a emocional e a social. Ele define a solidão emocional como o “sentimento de vazio e inquietação causado pela falta de relacionamentos profundos”; e a social como sendo o “sentimento de tédio e marginalidade causado pela falta de amizades ou de um sentimento de pertencer a uma comunidade”.

Com base nessas definições, estudos demonstram que as redes sociais podem aplacar um pouco da solidão social, mas aumentam significativamente a solidão emocional. É como sentir-se solitário em meio a uma multidão. (E atualmente, a multidão é cada vez mais virtual...).

Através dessas pesquisas e verificando-se o comportamento dos internautas, vemos que as amizades são cada vez mais numerosas, porém, mais superficiais. E a quantidade de laços fortes, cada vez menor.

(...)



Postar um comentário