Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 20 de setembro de 2015

LÍNGUA PORTUGUESA --- RECUPERAÇÃO – GRAMÁTICA

RECUPERAÇÃO – GRAMÁTICA

Orações subordinadas substantivas

1. Utilize o código abaixo, para as orações subordinadas substantivas em destaque:

(A) Oração principal

(B) Oração subordinada substantiva SUBJETIVA

(C) Oração subordinada substantiva OBJETIVA DIRETA

(D) Oração subordinada substantiva OBJETIVA INDIRETA

(E) Oração subordinada substantiva PREDICATIVA

(F) Oração subordinada substantiva APOSITIVA

(G) Oração subordinada substantiva COMPLETIVA NOMINAL 

1. ( A ) As propagandas de carros querem apenas isto: que o consumidor compre pela emoção.

2. ( G ) O público age favoravelmente a que se consuma por prazer.

3. ( E ) O desejável seria que o simples prevalecesse. 

4. ( D ) Eu me oporei a que controlem meus pensamentos e gostos!

5. ( B ) Ocorre que a TV não é atacada pela crítica.

6. ( B ) Será possível que tenhamos igualdade social?

7. ( C ) Não sei se foi sonho ou realidade...

8. ( G ) Tínhamos confiança em que tudo se resolvesse a tempo.

9. ( D ) Seus amigos nunca gostaram de que ele se ausentasse dos encontros.

10. ( E ) O esperado é que você aproveite suas férias!!!


2. Analise a oração principal abaixo e responda sobre a oração destacada:

MEU PAI DESEJAVA [QUE EU ESTUDASSE MAIS].

a. Ela é subjetiva? Por quê?

b. Ela é predicativa? Por quê?

c. Ela é objetiva direta? Por quê?

d. Ela é completiva nominal? Por quê?

e. Ela é objetiva indireta? Por quê?



Exercícios sobre Orações Coordenadas

3. Reescreva os períodos abaixo, ligando-os pelos conectivos adequados:



a. Zé Brasil trabalhou muito, * foi despedido.

b. Minhas plantas não sobrevivem, * não consigo matar as formigas.

c. Ele não tem assistência médica; * sofre na fila do SUS.

d. Fique aqui, porque ela já vem * vai querer falar com você.

4. Relacione as colunas:

a) Tentou matar as formigas, mas não conseguiu.

b) Ele não sabia se trabalhava ou se tentava matar as formigas.

c) Ele queria ter uma casa e plantar uma horta.

d) Era chamado de vadio, pois trabalhava pouco.

e) Ele trabalhava pouco; logo era chamado de vadio.

( ) relação de conclusão

( ) relação de contraste, adversidade

( ) relação de confirmação ou explicação

( ) relação de alternância

( ) relação de acréscimo.





5. Divida os períodos e classifique as orações:

a) Ora ele planta, / ora ele capina o mato.

b) Ele não plantou milho / nem derrubou o mato.

c) Zé Brasil trabalha na terra, / porém o coronel fica com os lucros.

d) Ele trabalha muito; / logo devia lucrar mais.

e) O coronel o expulsou, / pois era o dono das terras.

f) O camponês preparou a terra, / plantou, / não colheu nada .

g) Quer ele seja vadio, / quer seja indolente, / ninguém deve culpá-lo por isso.

h) Tentou matar as formigas, / contudo não conseguiu; / logo, desistiu de tudo.

i) Zé Brasil tentou comprar umas terras; / entretanto não comprou.

j) Ponha atenção nas doenças do Zé Brasil, / que você o compreenderá melhor.



6. Junte as orações dadas em cada item, usando como ligação uma conjunção coordenativa; depois, classifique-as.

a) O campeonato foi muito duro. Os atletas merecem um longo descanso.

b) Você é um grande amigo nosso. Contamos urgentemente com sua ajuda.

c) Ele é uma pessoa competente. É capaz de falhar algumas vezes, como qualquer um de nós.

d) Ele quer ficar rico. Deve trabalhar com muito afinco.

e) Não desanime diante das dificuldades. A recompensa vale o esforço.

f) O velho pai sofria com isso. Não chorava vem maldizia a sorte.

g) Aquela cidade não oferece muitas chances de trabalho. Muitos jovens insistem em não sair de lá.

h) Não gostava da vida na cidade. Tinha planos de comprar um sítio e ir morar no interior.


7. Modelo:

Fique quieta. Expulso a senhora da sala.

Relacionando: Fique quieta, ou expulso a senhora da sala. 

Valor semântico da conjunção: alternância

a) Ele era o artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no último campeonato.

Relacionando: _______________________________________________________________

Valor semântico da conjunção:

_________________________________________

b) O Brasil é um país de grandes riquezas. O padrão de vida de seu povo é um dos mais baixos do mundo.

Relacionando: ______________________________________________________________

Valor semântico da conjunção: ______________________________________


c) Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa.

Relacionando: _______________________________________________________________

Valor semântico da conjunção: ___________________________



8. Divida o período abaixo em orações e classifique-as:



“A canoa deslizava brandamente, entrava na boca do rio Canumã e despertava as sardinhas meio-adormecidas entre duas águas, nenhum pássaro cantava, as vozes noturnas da floresta haviam-se calado, mas nós estávamos alerta”. (Inglês de Sousa).





9. Use, nas palavras abaixo, o acento grave quando for necessário. COPIE TODAS FRASES NO CADERNO.

01 – O plano dos bandidos saiu as avessas.

02 – Não chegaram a saber quem era a autoridade.

03 – Encontramos os barcos as margens da lagoa.

04 – Fui a casa, mas voltei logo.

05 – Não fui aquela farmácia.

06 – Entregamos o prêmio aquele aluno.

07 – Reprovo aquela atitude.

08 – Encontrei-o a porta de minha casa.

09 – A noite, se reuniam para ouvi-lo.

10 – Sua aversão a estrangeiros era censurada.

11 - As dez e meia todos dormiam.

12 – Não desobedeça ninguém.

13 – Os guardas ficaram a uma grande distância.

14 - Os meninos chegaram a uma hora.

15 – Você entregou a encomenda a Dona Luísa?

16 – Ela foi a Paraíba.

17 – A meia-noite, os fantasmas aparecem.

18 – Ele não se prendia a nenhuma garota.

19 - Iremos a Porto Alegre.

20 - As notas já foram devolvidas a gerência.

21 – Compareceu a prova indisposto.

22 - Fez a prova indisposto.

23 – Aderi logo a proposta que me fez.

24 – Tomou o remédio gota a gota.

26 - Dia a dia, a empresa foi crescendo.

27 – Ele chegou a essa região há anos.

28 - O aumento entra em vigor a zero hora.

29 – Já chegamos a Florianópolis?

30 – Vá a França, principalmente a Paris.



10. Reescreva as frases, pontuando-as: 

a. O amor por exemplo é um sacerdócio

b. Misael tirou Maria Elvira da vida instalou-a num sobrado no Estácio pagou médico dentista manicura.

c. Além da conversa das mulheres são os sonhos que seguram o mundo na sua órbita.

d. A política não é uma ciência mas uma arte.

e. Não tenha pressa mas não perca tempo.

f. Se a montanha não vem a Maomé Maomé vai à montanha.

g. Amai amai que tudo mais é nada.

h. Nós as mulheres não somos tão fáceis de conhecer.

i. O sertanejo é antes de tudo um forte.

j. Brasília Capital da República foi fundada em 1960.

k. A poesia a dança a escultura a música tudo é forma de expressão.

l. Minha casa tem dois dormitórios dois banheiros uma cozinha uma sala e um pequeno quintal.

m. A poluição ambiental meus senhores tem sido um grave problema.

n. O senhor Carlos chefe da empresa adiou a decisão.

o. O programa quando é bom não trava a operação da máquina

p. Venha ao quadro, Tatiana.



11. Explique o problema de pontuação abaixo:

a) Alguém, tem o direito de humilhar outro?

b) Jamais se viu, um jacaré tão grande.

Postar um comentário