Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 20 de setembro de 2015

EXERCÍCIO DIVERSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL -- 03

FICHA 14: RELATO/DIÁRIO DE VIAGEM A BROTAS
ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL

Você poderá escrever seu texto em forma de relato ou de diário de viagem. Isso ficará a sua escolha.
Procure desenvolver a produção, atendendo ao máximo as características desse gênero. Para isso, consulte a unidade 5 do livro didático e os quadrinhos verdes, especialmente. Você deverá anexar duas fotos, no máximo, para enriquecer seu trabalho.
A produção terá APENAS UMA VERSÃO, portanto valerá 10,0 na AV4. Ela deverá ser digitada e encaminhada ao meu e-mail: sisibr5@globomail.com, até dia 8 de setembro.
ATENÇÃO: Os trabalhos entregues após essa data valerão metade da nota. Data limite: 10/09! 
Prof. Simone

PRONOMES PESSOAIS E DE TRATAMENTO

52. Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente.

NO CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS FRASES COM AS RESPOSTAS.

a) Cláudia gosta muito de estudar. ____________________________________________________

b) As mulheres rodearam a criancinha. ________________________________________________

c) Os estudantes participaram da festa. ________________________________________________

d) Mauro é o melhor advogado da cidade. ______________________________________________



53. Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.


Obs.: antes de verbos no INFINITIVO (AR/ER/IR), USAR EU!

a) Vovô deu dinheiro para __________ comprar figurinhas.

b) Aquelas flores são para __________?

c) O tênis preto é para __________ jogar futebol.

d) Este caderno é para __________ fazer redações.

e) Esse doce é para você e este é para _________.



54. Reescreva as frases, substituindo os termos grifados pelo pronome oblíquo correspondente:

a. Doei minha jaqueta ao asilo.

b. Nunca vi saci.

c. Dei a você todo amor.

d. Ele a mim e a meus pais em sua casa.

e. Já encontrei seu irmão no shopping.

f. Entreguei a ela o cartão.

g. Chamei Joana para sair.

h. Enxergava os ventos de longe.



55. Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.

ATENÇÃO: Copiar quadro abaixo no caderno!




Observação: Os pronomes o, a, os, as se transformam em:

· lo, la, los, las – quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z.

ex: Ele vai vender o carro.

Ele vai vendê-lo.

· no, na, nos, nas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.

ex: Eles levaram o cachorro.

Eles levaram-no.




PARA ESTE EXERCÍCIO, VOCÊ DEVERÁ COPIAR OS ENUNCIADO E ESCREVER AS RESPOSTAS.

a) Vou pagar o empregado. _________________________________________________________

b) Mário cortou a grama. ___________________________________________________________

c) Resolveram os problemas. ________________________________________________________

d) Vou chamar a menina. ___________________________________________________________

e) É preciso trazer os cadernos diariamente. ____________________________________________

f) Os alunos deixaram o recado. ______________________________________________________

g) Ele quebrou os brinquedos. _______________________________________________________

h) As meninas fizeram a vitamina. ____________________________________________________



56. Substitua os pronomes pessoais empregados pelos que são exigidos entre parênteses. NO CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS FRASES COM AS RESPOSTAS.

a) Eu empresto minhas coisas e não gosto de gente esquecida! (3ª pessoa do plural)

b) Ele sempre pensou que fizessem tudo perfeito. (1ª pessoa do singular)

c) Eu queria convidá-los a assistir àquela famosa peça. (1ª pessoa do plural)

d) Eles gostariam de dizer que não jogarão mais queima com vocês. (3ª pessoa do singular)



57. Substitua a expressão “a gente” pelo pronome nós e faça as alterações necessárias. NO CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS FRASES COM AS RESPOSTAS.
a) Então a gente toma iniciativa, ama, luta e canta.
b) Tchau! A gente se vê de novo na quinta-feira.
c) Quando a gente pensa que vai acertar, dá tudo errado.
d) Menina, quando a gente terminar a prova vamos ficar quietinhas na classe.



58. Nas frases do exercício há repetições desnecessárias de alguns termos. Seu trabalho é usar os pronomes pessoais para a melhor forma de redigi-las. NO CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS FRASES COM AS RESPOSTAS.
a) O tempo rói as pedras. O tempo destrói as pedras, como o vento.
b) O garoto ganhou um jogo de quebra-cabeças; por muito tempo, considerou o jogo de quebra-cabeças seu melhor passatempo.
c) Minhas amigas estão longe. Espero encontrar minhas amigas brevemente.
d) O camaleão é um bicho interessante. O camaleão muda de cor quando pressente ameaças, por temer as ameaças.
e) Separei minhas roupas e juntei minhas roupas numa sacola para doar minhas roupas aos meninos de rua.



59. Complete os espaços, empregando o pronome de tratamento adequado. COPIE OS ENUNCIADOS.

a) Usado para príncipes e princesas:_____________________________________

b) Usado para reis e rainhas:____________________________________________

c) Usado para altas autoridades:___________________________________________

d) Usado para o papa:________________________________________________

e) Usado no trato familiar, descontraído:_______________________________________

f) Usado no tratamento de respeito:______________________________________________



60. Classifique O, A, Os, As em pronome oblíquo ou artigo definido. Justifique. COPIE AS FRASES.

a) OS homens do mar são gratos aos peixes que OS alimentam.

b) Eu A encontrei no shopping e conheci O namorado dela.

c) AS pedras da estrada foram removidas.

d) Nós AS ajudamos nos exercícios.


VERBOS, MODO IMPERATIVO E FORMAS NOMINAIS
61. Reescreva as frases, passando-as para a 3a. pessoa do singular e para a 1a. pessoa do plural:

a. Começa a estudar!
b. Levanta tua cabeça e segue em frente!

c. Insiste em continuares teus estudos!

d. Joga fora essas coisas antigas!

e. Aproveita teus bons momentos!

f. Reforma tua casa em poucos dias!

g. Doa tuas roupas velhas.



62. Reescreva as frases no imperativo negativo:
a. Reage imediatamente! 
b. Viajem agora! 
c. Volte logo!
d. Volta logo!
e. Diga a verdade! 
f. Dize a verdade! 
g. Liga o computador!

65. Reescreva a receita abaixo, conjugando os verbos na 3a. pessoa do singular, do Imperativo Afirmativo:
Modo de fazer:

__________ (bater) os ovos com o açúcar, óleo, achocolatado e farinha. Depois ____________ (adicionar) a água quente e por último o fermento em pó. 
__________ (assar) em forno com temperatura média por 40 minutos, ___________ (desenformar) quente. 

Cobertura: 
_________ (colocar) todos os ingredientes em uma panela e __________ (levar) ao fogo até que levante fervura, ___________ (despejar) ainda quente em cima do bolo. 

66. Use I para Modo Indicativo, II para Modo Subjuntivo e III para Modo Imperativo: 
a) Fique ( ) mais um pouco, garota. 
b) Você quer ( ) que eu volte ( ) logo? 
c) Adoraria ( ) de que todos ficassem ( ) felizes. 
d) Expliquem ( ) tudo, nós lhes pedimos. ( ) 
e) Quando ela viajar ( ) com ele, ficará ( ) muito feliz. 
f) Não sejam ( ) teimosos! 

67. Reescreva as orações a seguir, completando-as com uma das formas nominais dos verbos entre parênteses:

a. Ana vive _____ que estuda bastante (falar).
b. Se eles tivessem _______ a pesquisa, não tirariam nota baixa. (fazer) 
c. Estava _____ o possível para ir à reunião. (fazer)
d. Está tudo _______ para o sábado. (confirmar)
e. Está ______ o grande dia em que viajaremos. (chegar)
f. Tudo foi __________ para o sábado. (combinar)
g. Minha confiança estava ______! (perder)
h. _____ lá, avise-me. (chegar)

PREPOSIÇÃO
68. Complete os espaços com a preposição adequada:
a. Adoro morango ________ creme.
b. Não sabia se precisaria _________ você.
c. O São Paulo jogará _______ o Guarani.
d. __________ o show, haverá um jantar.
e. __________ ontem, só chora!
f. Sou capaz de tudo _________ você.
g. O livro ________ a mesa manchou seu tampo.
h. Como o celular estava _________ a mesa, ninguém o viu.
i. Andou ______ pé até sua casa.
j. Pensei muito _____ você.

69. Complete com a combinação da preposição indicada:
a. ____________ (por + o) caminho, viu crianças transportadas ___________ (em + os) caminhões.
b. Entregou _________ (a + a) criança seu tablet.
c. Nem chegou a demonstrar seu carinho __________ (a + o) avô.
d. Sempre gostou _________ (de + as) noites de outono.

70. Indique a ideia apontada pela preposição:
LUGAR - MODO - INSTRUMENTO - MEIO - TEMPO - COMPANHIA - CAUSA - FINALIDADE 

a. Estudarei PARA tirar 10! ________________________

b. Sua mãe sempre acordava COM bom humor. __________________________

c. Não corte o pão COM essa faca: ela é perigosa. _________________________

d. COM você, nunca fico triste. _____________________

e. Foi DE ônibus À escola. __________________ / ________________________

f. NA semana passada, houve festas. ____________________

g. Choramos DE emoção, ao vê-la. __________________________

EXERCÍCIOS: NUMERAIS

71. Complete as frases com o numeral ordinal escrito por extenso:

a. Meu primo chegou em 84° lugar na maratona, no __________________________________________ lugar.

b. Este é o 467° aniversário da cidade, portanto é o ______________________________________________________.

c. Na 65° posição, _____________________________________, está a posição da educação do país.

d. Na 76° Festa da Uva, _____________________________________, a cidade ganhou uma praça.



72. Complete com o multiplicativo adequado:

a. Oitenta e um é o _________________________________ de nove.

b. Setenta e sete é o ____________________________________ de onze.

c. Trezentos e setenta e cinco é o ________________________ de três.

d. Seiscentos e trinta e seis é o ______________________ de seis.



73. Escrevam em algarismos romanos:

a) 18___________________________

b) 19 _____________________________

c) 57 _________________________________

d) 502 ________________________________

e) 459 _________________________________



74. Grife e classifique os advérbios e locuções adverbiais. COPIAR NO CADERNO PERGUNTA E RESPOSTA:

a) Eu senti que eles não iam me entender nunca.

b) Fiz tudo muito calmamente: devagar se vai mais longe.

c) As ilusões andam sempre na frente e as desilusões, atrás.

d) Teu irmão partiu ontem, meio triste. Talvez não o vejas tão cedo.

e) Ao meio-dia, sairemos para a praça.



75. (UFV-MG) Em todas as alternativas há dois advérbios, exceto em: 

a – Ele permaneceu muito calado.
b – Amanhã, não iremos ao cinema.
c – O menino, ontem, cantou desafinadamente.
d – Tranquilamente, realizou-se, hoje, o jogo.
e – Ela falou calma e sabiamente.



76. Aquela vida de amargura a torturava. Na expressão destacada, há locução adjetiva ou adverbial? Justifique.



77. Sorriu com amargura para mim. Na expressão destacada, há locução adjetiva ou adverbial? Justifique.



78. Amplie as frases com os advérbios ou locuções adverbiais pedidos:

a. ......................... chegou a hora da viagem. (tempo)

b. Ela ...........................chorava. (negação)

c. Eu .....................................................a conhecia. (afirmação)

d. Houve um momento ...................................engraçado. (intensidade)

e. Estou .....................................orgulhoso de você. (intensidade)

f. .........................eles esperem você.(dúvida)

g. A sala dele ficava ....................................da minha. (lugar)

h. Lutei .....................................para conseguir o que tenho. (intensidade)

i. Recebeu-nos................................................. (modo)

j. Ouviam-se os sinos .......................................... (lugar)

k. Isso não fica ........................... para um rapaz de sua idade. (modo)


Postar um comentário