Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 20 de setembro de 2015

Plano de Aula para o Dia da Árvore

Plano de Aula para o Dia da Árvore

Plano de aula completo para ser trabalhado o Dia da Árvore com as turmas da Educação Infantil ou Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Aproveitem:
  • Eixo: Natureza e sociedade
  • Objetivo: Conscientizar os alunos sobre a importância das árvores para os seres humanos e também para o meio ambiente. Também trabalhar os vários tipos de folhas e suas texturas;
  • Conteúdo/ Metodologia:
- Atividade manual: Peça aos alunos para que tragam de casa 3 tipos de diferentes folhas de árvores (ou ande ao redor da escola com os seus alunos e recolham essas folhas caso haja possibilidade). Em sala de aula, com o auxílio de papel A4 e lápis de cor, peça aos aluno que coloquem a folha de A4 sobre as folhas das árvores e com o lápis de cor pinte levemente por cima delas para ir desenhando o relevo e a textura da folha.

- Confecção de cartaz para o dia da árvore: Com o auxilio de dois papéis AP ou 4 cartolinas colados previamente (dependendo do tamanho de sua turma) pinte o tronco de uma árvore com guache, giz de cera ou lápis de cor e depois passe tinta verde na mão de seus alunos (ou azul e amarelo e peça eles para misturarem, caso esteja trabalhando cores primárias e secundárias), e ordenadamente peça-os para espalmarem suas mãozinhas sobre o cartaz para formar a árvore.

- História "O sonho das três Árvores":

Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas, disse: "Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros". A segunda, olhando o riacho, suspirou: "Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas". A terceira olhou para o vale e disse: "Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus".
Muitos anos se passaram e certo dia três lenhadores cortaram as árvores que estavam ansiosas em ser transformadas naquilo que sonhavam. Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos... Que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformada em um cocho de animais coberto de feno.
A segunda virou um simples barco de pesca,carregando pessoas e peixes todos os dias.
A terceira foi cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram: Por que isso?

Entretanto, uma bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore estava transportando um homem que acabou por dormir no barco em que se transformara. E quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse: "Paz!" E num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra! Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel. Mas, no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho ao olharem para ela. As árvores haviam tido sonhos e desejos. Mas sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado.
Portanto, não esqueça: não importa o tamanho do seu sonho! Acreditando nele, sua vida ficará mais bonita e muito melhor de ser vivida!

  • Avaliação: Se dará pelo entrosamento e pela participação dos alunos nas atividades.

Nenhum comentário: