Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

17 coisas que todo ansioso gostaria que você soubesse

1. Quando o ansioso diz que ele não para de pensar em alguma coisa, acredite nele
As coisas ficam rodando na sua cabeça em um looping. E saiba que o ansioso tem consciência disso, o que não quer dizer que ele goste.


Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, o professor do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP, Hélio Deliberador, explicou que “esse pensamento constante é de certa forma um quadro de fixação característico da ansiedade.”


2. Os ansiosos sempre têm alguma dor física
Seja um nó na garganta, um aperto no estômago ou uma dor constante nas costas. Agora imagina como é para alguém viver com uma dor 24 horas por dia.


Hélio explica que essas dores são desdobramentos psicossomáticos da ansiedade. “É o corpo tendo um sofrimento que corresponde ao quadro. Além dos sintomas de dor, pode ainda aparecerem aceleração do batimento cardíaco e sudorese, por exemplo.”


3. Além de lidar com esses desconfortos constantemente, o ansioso ainda tem o medo disso virar algo pior, como um ataque de pânico
Além de lidar com esses desconfortos constantemente, o ansioso ainda tem o medo disso virar algo pior, como um ataque de pânico.


Estresse agudo, estresse pós-traumático, ataque de pânico e fobia social são alguns quadros de ansiedade aguda. Saiba mais aqui.


O professor Hélio aponta que essa é uma característica de quem possui certo nível de informação sobre a ansiedade. “É importante lembrar que a ansiedade deve ser entendida e prevenida porém não necessariamente quem é ansioso vai ter um agravamento do quadro.”


4. “Você precisa encontrar alguma coisa que te faça relaxar” é uma das piores coisas que você pode falar para um ansioso
“Você realmente acha que se tivesse uma forma de fazer isso tudo que se passa na minha cabeça acalmar eu já não teira tentado?”


5. “Precisamos conversar sobre algumas coisas importantes no fim do dia” é uma frase igualmente desesperadora
Você pode até falar isso, mas tenha consciência de que vai fazer a pessoa sofrer muito e que a produtividade dela será próximo do nulo até o momento da conversa.


6. O cansaço é uma constante na vida do ansioso
Afinal é praticamente impossível se desligar para dormir


Hélio explica que a dificuldade de dormir faz parte daquilo que é a síndrome ansiosa. “O fato de não conseguir ter um sono de qualidade significa que as estruturas da pessoa estão mais aquecidas que as outras”, diz. Ou seja: se a sua cabeça vive em um ritmo acelerado, provavelmente você vai ter dificuldades de desacelerar na cama também.


7. O sono de um ansioso é praticamente um terremoto
Nem quando dorme, o ansioso se acalma. Na maioria das vezes, ele se mexe muito, fala e acorda em diversos momentos durante a noite.


O professor aponta que “quando o ansioso tem sono ele é muito atribulado pela ordem dos fenômenos oníricos (sonhos)”, diz Hélio. “Estudos feitos pelo Instituto do sono indicam que sonhos intensos afetam o sono e é mais um elemento que aumenta os sofrimento da pessoa ansiosa”.


8. Os ansiosos são absurdamente críticos com os outros, porém são 10 vezes mais críticos consigo mesmo
Nada está bom, então imagine o quão desesperador é viver em um mundo sempre com problemas.


9. Ansiosos geralmente ficam ansiosos sobre sua ansiedade (o que é bem louco)
Grande parte do seu tempo o ansioso gasta se observando e se protegendo contra grandes picos de ansiedade, o que gera muito estresse.


10. Pode muito difícil para você ter de cobrar um ansioso, mas mil vezes mais difícil para ele receber a cobrança
Pode ser uma coisa mínima, mas nada é simples para quem é ansioso. Um simples “e se você passasse um batom mais suave?” já faz com que a pessoa se sinta completamente incapaz de se maquiar novamente.


11. Simplesmente não diga “você precisa aprender a viver o momento”
Podemos garantir que isso é uma das coisas que o ansioso mais gostaria de realizar, mas do nada surgem preocupações sobre o futuro e ele se torna incapaz de viver o agora.


“Essas e todas as outras frases do post são coisas comumente ditas para ansiosos. E é preciso cuidado ao dizê-las porque vão trazendo uma sobrecarga para as pessoas que podem levar a um distúrbio ansioso mais grave”, explica Hélio.


12. Ansiosos se dividem em dois grandes grupos: os hiperativos e os muito atrapalhados
Os hiperativos ocupam a cabeça como máximo de coisas possíveis para conseguir viver sem enlouquecer, já os atrapalhados são incapazes de muitas atividades porque dedicam muito tempo a própria ansiedade.


Para Hélio essas características são comuns por conta de uma combinação externo + interno: a sobrecarga de obrigações e atividades as quais uma pessoa é exposta cotidianamente combinada com a agitação psico-motora do ansioso.


13. Parabenizar alguém por ser capaz de exercer várias tarefas não necessariamente é um elogio
Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode não ser um sinal de modernidade ou agilidade, e sim incapacidade de ficar parado, o que cansa muito.


14. “Você pode parar e prestar atenção por favor?” é igualmente desconfortável para um ansioso ouvir
Ao contrário da crença popular, fazer várias coisas não é sinal de falta de educação ou desprestígio. Muitas vezes isso se resume à incapacidade do ansioso de se dedicar a uma única tarefa. Se ele for cobrado por isso, pode acabar mais tenso e prestando menos atenção ainda.


15. Qualquer momento que exija decisão, mesmo que seja sobre coisas pequenas, pode ser bastante doloroso
“E se for a escolha errada, como eu vou viver com isso?”


16. A melhor forma de ajudar um amigo ansioso é fazendo sugestões discretas
Evite falar “você pode fazer tal coisa para se acalmar” e tente opções como “amiga tô fazendo aula de pilates e tô amando, porque não vai um dia comigo?”.


Hélio indica ainda “estar com a pessoa em atividades que tenham um valor de maior autoconhecimento, concentração, respiração e consciência do corpo.” “Eventualmente ajuda psicoterápica e médica também podem ser uteis”, diz.


17. Ansiedade não é frescura ou característica de uma geração hiperativa
“A ansiedade se dá quando a pessoa perde a possibilidade de reduzir o ritmo, qualidade do sono, se submete a um excessivo quadro de atividade e claro, ao sofrimento, principalmente com o excesso de cobrança sobre ela mesma e os outros,” define Hélio.


Por: Iran Giusti


Fonte: BuzzFeed

Nenhum comentário: