Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Câncer de boca: combinação de álcool e cigarro é a principal causa; saiba mais

Considerado um problema de saúde pública no mundo inteiro, o câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca, atinge principalmente os homens com mais de 40 anos. De acordo com dados divulgados pelo INCA, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, estimavam-se, para 2014, 11.280 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres. É o quarto mais frequente em homens nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil.


Entre as principais causas destacam-se o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. As chances de desenvolver a doença aumentam quando associados à má higiene bucal e à falta de acompanhamento odontológico de rotina. A exposição excessiva ao sol e a alimentação pobre em nutrientes como a vitamina C também são fatores de risco.


“Parar de fumar é essencial na redução do risco desse tipo de câncer', explica o oncologista Paulo Mora, do Grupo COI – Clínicas Oncológicas Integradas. “Já existem diversas opções que podem ajudar o fumante se livrar da dependência: consulte o seu médico. Redução no consumo de álcool e dietas mais saudáveis e exercícios físicos regulares também ajudam na interrupção do hábito de fumar', orienta.


O especialista explica que contam também predisposições genéticas, fatores ambientais e infecções por vírus —como o Vírus Epstein Barr (EBV), associado ao carcinoma de nasofaringe, o HPV, ao câncer de cabeça e pescoço, e o HIV, que aumenta em três vezes o risco de câncer nessa região. “A exposição ocupacional, no trabalho, a alguns agentes tóxicos, como como percloroetileno, asbestos e pesticidas, aumentavam a chance de tumores de cabeça e pescoço, mas nos dias atuais essa exposição é rara', afirma.


Assim como todo tipo de câncer, quanto antes identificado e tratado com os recursos adequados, maiores são as chances de ser curado. Por isso, é importante prestar atenção nos sintomas. “O câncer de boca quase sempre gera sintomas precocemente, pois a cavidade oral é sensível e mesmo lesões pequenas podem gerar desconforto na mastigação, dor ao engolir, sangramento não provocado, dor gengival, alterações na cor ou textura da língua ou nódulos na mucosa da boca', pontua o oncologista.


Em estágios mais avançados, explica, é possível sentir dificuldade para abrir a boca, para deglutir, falar e mastigar, o que pode levar ao emagrecimento progressivo. Rouquidão prolongada, surgimento de caroços no pescoço (ínguas ou gânglios), tosse seca persistente e mau hálito (halitose) também estão relacionados a essa patologia. Uma avaliação com o clínico geral e até mesmo o dentista podem antecipar o diagnóstico e encaminhar para exames.


'O principal tratamento ainda é a cirurgia, principalmente para as localizações de mais fácil acesso, como lábio, gengiva e terço distal da língua', explica Paulo Mora. Segundo ele, o refinamento das técnicas cirúrgicas (como a cirurgia robótica transoral - TORS) tem diminuído as complicações operatórias. Da mesma forma, o avanço nas técnicas de radioterapia (como IMRT e arco rápido) diminuiu muito a incidência de efeitos colaterais, permitindo um tratamento mais eficiente e com maior tolerância.


É importante que durante o tratamento, o acompanhamento seja multidisciplinar, incluindo cirurgião, radio-oncologista e o oncologista clínico. “Uma equipe formada por profissionais de nutrição, fisioterapia, enfermagem oncológica, psicologia e fonoaudiologia é essencial para aumentar as chances de sucesso e de uma reabilitação eficiente', lista o oncologista. “O mais importante é não ter medo de fazer um diagnóstico e acreditar que muitos casos podem ser curados com um tratamento adequado e precoce.'


Fonte: MSN Estilo de Vida- See more at: http://www.blogcariri.com.br/search?updated-max=2015-08-02T15:00:00-03:00&max-results=50&start=93&by-date=false#sthash.uQ0U9DE3.dpuf

Nenhum comentário: