Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

10 mitos e verdades sobre comer à noite - Nutricionistas desvendam as principais dúvidas sobre as refeições noturnas.

10 mitos e verdades sobre comer à noite - 
Nutricionistas desvendam as principais dúvidas sobre as refeições noturnas.

Comer à noite: pode ou não pode? Essa é uma grande dúvida das mulheres que estão sempre preocupadas com a boa forma. Para acabar com as interrogações, o Papo Feminino conversou com as nutricionistas Mariana Ribeiro e Myrla Merlo, e esclareceu os 10 mitos e verdades mais comuns em relação ao assunto!

1 – Não pode comer nada sólido depois das 18h.

Mito. Algumas pessoas adotam esse tipo de restrição em dietas de emagrecimento. O que vale a pena é fazer refeições mais leves no período noturno, independente da consistência. Muitas pessoas fazem exercícios à noite. Dá para imaginar não incluir nada sólido em sua refeição após uma sessão de atividades físicas variadas? Comer uma refeição equilibrada, com todos os grupos alimentares, leve e que seja digerida antes de deitar para dormir, é o ideal. O que interessa é a composição e valor calórico deste alimento.



Foto: Shutterstock Images

2 – Os carboidratos são proibidos à noite?

Mito. Devemos ingerir carboidratos em nossas refeições principais (desjejum, almoço e jantar), junto com os demais grupos alimentares. O ideal é escolher fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles que são ricos em fibras, induzem maior saciedade e são nutricionalmente mais interessantes. Pense em incluir verduras, legumes, cereais integrais e frutas também.

O importante é sabermos o tipo de carboidrato. Os chamados carboidratos complexos, que apresentam normalmente grande quantidade de fibra em sua composição, são as melhores opções. Deve-se ficar atento não só aos carboidratos, mas também na quantidade de gorduras e proteínas. A refeição noturna pode conter todos os macronutrientes, mas em pequena quantidade, uma vez que a demanda energéticanesse horário é baixa.

3 – Comer à noite engorda?

Mito. Comer à noite não engorda. O que faz você ganhar peso é a ingestão alimentar em excesso de refeições volumosas, ricas em gordura, carboidratos e muito calóricas. O que importa é a composição e a quantidade de cada nutriente que será ingerido neste horário.

4 – Fazer exercícios à noite atrapalha na digestão?

Mito. Não há problema algum em se exercitar e jantar ou lanchar depois. A digestão pode ser prejudicada se essa ordem for invertida, ou seja, fazer uma refeição pesada e se exercitar logo após.

Durante a digestão, há uma necessidade aguçada de sangue na região do sistema digestório e, durante a atividade física, os músculos precisam deste sangue!

5 – Tomar leite à noite ajuda a melhorar o sono?

Verdade. Um copo de leite morno antes de dormir pode induzir uma sensação de relaxamento importante para uma boa noite de sono. O leite é rico em triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor que atua na regulação do sono.



Foto: Thinkstock/Getty Images

6 – Não podemos dormir sentindo fome?

Verdade. Dormir com fome nunca é a melhor estratégia. Uma refeição leve é importante para manter controlados os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse e da insulina, prejudicando o sono e desequilibrando a alimentação no outro dia.

7 – O ideal é fazer a última refeição quatro horas antes de dormir?

Verdade, em partes. A última refeição deve ser feita em um tempo suficiente para que tenha ocorrido a digestão. Por isso é indicado que se faça a ingestão de alimentos leves em média duas horas antes de dormir.

8 – Dormir de barriga cheia atrapalha o sono?

Verdade. É fundamental evitar refeições pesadas à noite, principalmente pouco tempo antes de dormir. A digestão de alimentos muito gordurosos e com muita proteína é mais lenta. Comer moderadamente uma refeição de qualidade, que seja digerida antes de deitar, ajudar qualquer pessoa a ter uma noite de sono mais tranquila.



Foto: Stela Handa/Colaboradora

9 – Queijo branco ajuda a tirar o apetite noturno?

Verdade. Não só o queijo branco, mas alimentos ricos em proteína magra ajudam a equilibrar a saciedade.

10 – Chás ajudam na digestão noturna?

Nem todos os chás. Alguns tipos de chás ajudam na digestão como os de camomila, boldo, gengibre, limão taiti, sálvia e menta, que são muito usados com esse objetivo. Os ricos em cafeína podem interferir no sono.

http://papofeminino.uol.com.br/mulher/saude-e-bem-estar/10-mitos-e-verdades-sobre-comer-a-noite/

Nenhum comentário: