Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Os benefícios da berinjela - Entenda como ela pode evitar futuros problemas para o coração.

Os benefícios da berinjela - Entenda como ela pode evitar futuros problemas para o coração.

O apetite de muita gente não se anima tanto ao ouvir falar em berinjela. Há também os que sequer se disponham a experimentá-la, seja assada, recheada, frita, cozida, na pizza, na lasanha…enfim, a variedade de formas com que pode ser preparada é imensa! Para seus opositores, saber que ela traz benefícios ao coração pode ser um bom argumento para que mudem de opinião. Já os que gostam, agora irão curtir duplamente o seu sabor, agradando tanto ao paladar como ao sistema circulatório.

Foto: Thinkstock/Getty Images

Inimiga do colesterol

Para quem se preocupa com os efeitos da idade, os radicais livres são um pesadelo, mas a atuação negativa deles não se restringe só à parte estética: “Radicais livres são moléculas destrutivas, que podem causar extensos prejuízos ao corpo, levando ao aparecimento de doenças como: câncer (causado por dano ao DNA), alterações degenerativas (artrite e artrose, por exemplo), envelhecimento precoce da pele e desgaste de artérias (arteriosclerose), dentre outras patologias”, esclarece a nutróloga Tamara Mazaracki. A partir daí, fica claro que os radicais livres não fazem mal apenas para a pele como também prejudicam o trabalho das artérias.

Porém, é preciso lembrar que a produção de radicais livres é um efeito irreversível do organismo: “Eles são produzidos pelo nosso metabolismo normal, são um subproduto da atividade das células e da oxidação de gorduras, os chamados fatores internos. Já a fumaça do cigarro, monóxido de carbono do escapamento de carros, estresse, exercício intenso e exposição solar excessiva são os fatores externos”, alerta Tamara.

Ou seja, os radicais livres são responsáveis por um processo semelhante a uma ferrugem que se dá no corpo, inclusive nas verias e artérias. E como a berinjela pode ajudar a retardar essa degradação natural do organismo? Acontece que o legume é considerado um antioxidante. Sua coloração arroxeada é resultante das antocianinas, pigmentos naturais da família dos flavonoides. A nasunina e a delfinidina, mais especificamente, são as antocianinas presentes na berinjela e têm o poder de reduzir a hipercolesterolemia, que é o excesso de colesterol no sangue (especialmente o LDL, o colesterol ruim).

Contra-ataque

“Na última década, os fitoquímicos (compostos bioativos presentes nas frutas e vegetais) vêm sendo largamente estudados pela sua ação protetora e antioxidante. Diferentes estudos mostram a relação inversa entre o consumo de uma alimentação rica em frutas e vegetais e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. Dentre os vários fitoquímicos, a antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha ou azulada de diversos alimentos, presente na casca da berinjela, vem sendo associada à redução da oxidação do LDL, à prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário”, como diz a nutricionista Luana Vasconcelos.

A mesma opinião é compartilhada pela também nutricionista Greice Caroline Baggio: “A exposição a radicais livres é diária, independentemente de quanto saudável por o estilo de vida. O organismo, em situação normal, produz condições específicas para proteção contra danos às células causadas por radicais livres, pois captam e neutralizam seu excesso. Antioxidantes são substâncias capazes de liberar um elétron para um radical livre, o que neutraliza este radical. Nosso organismo possui a capacidade de produzir seus próprios antioxidantes, entretanto, não são todos os antioxidantes necessários que ele irá produzir. Então, grande parte deve provir da alimentação, de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios”.

Portanto, use a berinjela para responder na mesma moeda aos radicais livres e permita ao seu coração anos a mais batendo firme e forte!

Digestão e coração

A berinjela ainda é um alimento com uma ótima quantidade de fibras na sua composição – em cada 100g do legume, encontram-se 2,9g de fibras alimentares. Tais propriedades fibrosas são mais conhecidas por facilitarem o processo de digestão, principalmente para quem tem constantes problemas de prisão de ventre. Porém, nesse caso, elas também se tornam importantes aliadas no controle do colesterol no sangue. A explicação: as fibras da berinjela se prendem ao colesterol presente no sistema digestivo e o arrastam para fora junto com as fezes. Mas, vale o lembrete: como tratam-se de fibras do tipo solúvel, é importante tomar um pouco mais de água quando a berinjela estiver no cardápio do dia.

Suco polêmico

O suco de berinjela com laranja foi alvo de um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e publicado pela revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia, em 1998. Segundo os pesquisadores, a bebida reduziu em cerca de 30% o col esterol em coelhos. Outro estudo, feito em humanos, pelo Instituto do Coração (Incor), analisou 19 voluntários que, ao longo de 3 semanas, tomaram o suco de berinjela com laranja e mantiveram os mesmos hábitos alimentares de antes. Nesse caso, não houve redução nos níveis de colesterol no sangue com a utilização da bebida. De qualquer forma, o fato de que o suco é muito nutritivo é consenso entre todos.

http://papofeminino.uol.com.br/mulher/corpo-e-dieta/beneficios-berinjela/

Nenhum comentário: